sábado, 1 de janeiro de 2011

Terapia Focada na Solução

Terapia Focada na Solução - (Capítulo 12)


Construção sobre sucessos passados

A terapia focada na solução (T.F.S) traz na sua formação a simplicidade e a clareza do modelo do MRI, todavia reorienta seu foco de forma diferente. "Enquanto uma abordagem visa ajudar os clientes a repetirem menos o que não funciona, a outra promove mais realização do que funciona".

A TFS ouve a queixa trazida pelos clientes e busca as situações de exceção, situações nas quais o problema não acontece.

Enquanto o modelo do MRI se detém no comportamento a TFS enfatiza a solução, vez que entende que as pessoas que procuram o processo terapêutico têm capacidade e eficiência, contudo, estão naquele momento, paralisados em seus problemas. Desta forma, procura realçar as experiências nas quais os clientes se saíram vitoriosos.

Para os clientes os problemas são vistos como primários e as exceções como secundárias. A TFS, inverte essa ordem. As exceções são mais valorizadas e precisam ser incorporadas, ampliadas, ao repertório familiar.

A TFS originou-se de um trabalho de um grupo de estudiosos (1979), no qual Steve de Shazer aparece como principal criador, e, Insoo Kim Berg como uma grande orientadora da prática dessa abordagem.

A TFS direciona o olhar para o futuro, pois acredita que é lá que os problemas podem ser resolvidos. Seus terapeutas não aceitam a ideia que as dificuldades tenham motivações ocultas. Reforçam que os clientes querem realmente mudar.

A abordagem voltada à solução foi influenciada por Erickson que defendia a capacidade das pessoas, e, que só era preciso alterar um pouco suas perspectivas para liberar os seus potenciais.

O contrutivismo fala que a linguagem molda a realidade. A TFS vai além, pois afirma que a linguagem cria a realidade.

Partindo dessa premissa, a abordagem desenvolve um diálogo terapêutico que passa da "fala problema" para a "fala solução".

O objetivo da TFS é procurar resolver as queixas trazidas pelos clientes, auxiliando-os a pensarem e fazerem algo diferente, em busca de se sentirem mais satisfeitos. Para tal, reforçam que a pessoa já tem dentro de si capacidade e habilidades para resolver suas dificuldades, mas não percebem, vez que estão prisioneiros dos seus entraves.

Então o terapeuta trabalha junto aos clientes na criação de objetivos claros e exequíveis, fazendo-os falar sobre os seus desejos para o futuro: O que chamamos de construção colaborativa de narrativas orientada para a solução.

O terapeuta focado na solução não procura entender como os problemas se desenvolveram, nem também acerca dos padrões de comportamento. O foco é no padrão de comportamento quando NÃO existia o problema( exceção).

Algumas perguntas essenciais na TFS:

Na sua opinião qual é o problema agora?

Como voce saberia que o problema foi resolvido?

Como voce saberá que não precisa vir mais aqui? Quais serão os sinais ?

O que terá que ser diferente para que isso aconteça em termos do seu comportamento, sentimento e pensamentos?

O que voce perceberá que está diferente nas outras pessoas envolvidas na situação?

Quais são as mais loucas fantasias sobre o que voce quer que aconteça?

Em relação às Técnicas terapêuticas, o processo se desenvolve em tres estágios:

1- O terapeuta redimensiona o problema sob uma ótica positiva e funcional. Tece elogios à  perseverança e capacidade do cliente;

2- O terapeuta trabalha voltado à compreensão no sentido que o cliente perceba o vínculo lógico que ele criou para si mesmo, que o aprisiona.

3- Associa uma diretiva do tipo hipnótico a um sinal inevitável de sucesso e progresso.

obs: Na página 329 são descritas importantes sugestões utilizadas na TFS.

No final de cada sessão o terapeuta reforça o processo através de uma mensagem- resumo, falada nos últimos cinco minutos da sessão. Essa mensagem- resumo acontece da seguinte maneira:

1- Resumo do que foi falado;

2- Elogios pelas ações positivas;

3- Enquadre para contextualizar a situação difícil do cliente, fazendo um reforço na normalidade da situação;

4- Orientação de tarefa para ser realizada durante a semana.

Importante ressaltar o valor dado às tarefas denominadas de "tarefas de fórmula". Em uma dessas tarefas, já na primeira sessão, o terapeuta pede a todos que observem o que na vida deles gostariam de manter. Esse direcionamento leva o olhar para a criação de pontos de vistas mais otimistas, em vez de ficar buscando as causas dos problemas repetitivos.

"Assim uma solução é um produto conjunto da conversa, entre terapeuta e cliente sobre tudo que o problema/queixa NAO é".

Perguntas de manejo visam auxiliar os clientes a perceberem que têm mais recursos que imaginam. Por exemplo: O que voce fez para evitar piorar? Quais as estratégias que usou para melhorar a situação?

Nos casos mais resistentes onde os clientes não identificam suas vitórias passadas, é importante que o terapeuta se volte para situações de sucesso futuro, lançando mão de questões de milagre, fazendo as seguintes indagações:

Suponha que em uma noite que voce estivesse dormindo acontecesse um milagre e sua dificuldade maior fosse resolvida. Como voce saberia que o problema acabou? O que estaria mais acontecendo?

Como voce e sua família estariam se sentindo? ATFS entende que essas e mais perguntas similares despertam nos clientes motivação e ação para criação de objetivos, como ainda alternativas de solução.

É também essencial que os clientes ativem sua capacidade de solução até mesmo quando os problemas ainda não foram resolvidos, mediante postura positiva, voltada à força.

"Como qualquer outra terapia, a abordagem voltada à solução provavelmente não será muito efetiva se o terapeuta na pressa de chegar aos seus próprios objetivos, deixar de escutar os clientes e de fazer com que eles se sintam compreendidos".

Algumas críticas à TFS dizem respeito ao seu olhar não circular, pois o foco é no positivo e o negativo é desconsiderado.

Quais as garantias que o cliente pode ter em relação ao todo do seu processo, uma vez que não foi validado na sua escuta mais ampla, quando precisou se deter no seu sofrimento?

Como ser verdadeiro com os resultados terapêuticos, uma vez que o terapeuta trabalha mais voltado à vitória?

Sabemos do significado de um olhar voltado à capacidade e ao otimismo, todavia os clientes têm suas histórias, narrativas doloridas, fracassadas, as quais precisam ser faladas, acolhidas, exploradas e ressignificadas.

Base de leitura do resumo: Terapia Familiar: conceitos e métodos / Michael P. Nichols, Richard C . Schwartz;  tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese.-7ed.- Porto Alegre: Atemed, 2007

5 comentários:

  1. Ligia, queridissima.
    Eis-me aqui.
    Beijos
    Alba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alba,
      Muito bom sentir sua energia amorosa!
      Fico grata por voce ser uma leitora do blog.
      Vi que voce também escreve com afeto e entusiasmo.
      Vou navegar um pouco também nas suas águas.
      BJS e fique à vontade para teclar,ok?
      Lígia

      Excluir
  2. Ola, vc tem alguma livro para indicar sobre a Terapia Focada na Solucao?

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabi

    O livro que cito ao final do texto Terapia Familiar: conceitos e métodos / Michael P. Nichols traz um capítulo bem completo sobre o tema.
    Grata pelo contato. Ligia Oliveira- Terapeuta de casal, família e psicanalista.

    ResponderExcluir