sábado, 1 de janeiro de 2011

Terapia Sistêmica de Bowen

Terapia Sistêmica de Bowen -( Resumo Capítulo 5 )


Uma abordagem intergeracional à terapia familiar

Murray Bowen, psiquiatra, um dos principais fundadores da T.F.(1940), teve seu interesse mais voltado às famílias quando trabalhava com seus clientes portadores de esquizofrenia e suas respectivas mães. Bowen ampliou seu estudo e prática para dentro dos relacionamentos familiares.

De acordo com Bowen o relacionamento humano é estimulado por duas forças que se equilibram: a individualidade e a proximidade. A dificuldade acontece quando a família fica polarizada em um desses fatores.

O sucesso em conciliar esses dois polos, a aprendizagem para vivenciar, adequadamente, as emoções, Bowen denomina de : Diferenciação do self.

Segundo Bowen todas as famílias passam por estágios de fusão e diferenciação.

"A diferenciação do self é a capacidade de pensar e refletir, de não responder automaticamente a pressões emocionais internas e externas. É a capacidades de ser flexível e agir sabiamente mesmo diante da ansiedade".

Quando existe a indiferenciação as pessoas são, facilmente, levadas à atitudes carregadas de emotividade. A marca principal desse comportamento é a reatividade, que pode acontecer mediante comportamento submisso, ou desafiador. As pessoas indiferenciadas se comportam ou através de uma atitude de concordância cega, ou de ser contrário a tudo. Têm dificuldades em desenvolver uma autonomia familiar em relação à crenças, atitudes...

"Libertar-se envolve analisar o próprio papel como um participante ativo no sistema relacional em vez de culpar todo o mundo, exceto a si mesmo pelos problemas"

obs: A terapia Familiar de Bowen se detém sobre o estudo de formulações teóricas, as quais poderão ser aprofundadas mediante interesse do leitor no capítulo já mencionado anteriormente.

São observados no processo terapêutico fatores tais como : diferenciação do self ( um pouco já falado acima), triângulos emocionais( os quais Bowen deu bastante atenção e também reforça o cuidado ao terapeuta para não ser triangulado pela família), processo emocional da família nuclear, processo de projeção familiar, processo de transmissão multigeracional, posição do nascimento dos irmãos, rompimento emocional e processo emocional societário.

Os fatores acima favorecem a leitura do padrão de comportamento familiar e como as influências dos referidos aspectos participam ao desenvolvimento mais funcional ou disfuncional da família .

Na T.F. boweniana podemos dizer, que um dos seus principais objetivos gerais é trazer a oportunidade às pessoas de aprenderem mais sobre si mesmas e seus relacionamentos para que possam assumir as responsabilidades pelos seus atos. Desta forma, é necessário muito atenção ao processo e a estrutura familiar. Ou seja: os processos dizem respeito aos padrões de reatividade emocional e a estrutura à rede interligada de triângulos.

Mais especificamente, na terapia de casal, os objetivos centrais tem como base melhorar o foco no self, diminuir a reatividade emocional e modificar os padrões disfuncionais.

A Terapia Familiar de Bowen auxilia os familiares e cônjuges a enfrentarem seus limites e possibilidades, avaliando-os mediante perguntas reflexivas, investindo em instrumental técnico como o uso do genograma. ( Bowen valoriza as heranças familiares e as suas influências na família).

As técnicas mais utilizadas por Bowen incluem, o genograma,( já citado acima), perguntas que envolvem o processo, experiências de relacionamento, destriangulação, treinamento, tomada de "posição-eu, e histórias de deslocamentos.. Vale salientar que o próprio Bowen falava para que o terapeuta tivesse cuidado na aplicação das técnicas, pois a compreensão do funcionamento familiar é mais importante de que qualquer instrumental técnico.

"Se houvesse uma pílula màgica na terapia boweniana- uma técnica essencial-, ela seria a " pergunta de processo". Perguntas de processo são indagações destinadas a explorar o que acontece dentro das pessoas e entre elas".

obs:Explicação das técnicas:páginas 153 e 154 do capítulo 05.

A terapia boweniana trabalha no sentido de diminuir o foco nos sintomas e aprofundar a dinâmica processual familiar. Uma função significativa terapêutica é favorecer os familiares a valorizar o caminho da auto- descoberta.

" Murray Bowen fez imensas contribuições ao nosso entendimento de como funcionamos como indivíduos, como nos relacionamos com nossas famílias e como esses dois aspectos estão relacionados".

obs: Bowen teve um colaborador Guerin, que produziu alguns livros muito importantes da Terapia Familiar.

Lígia Oliveira- Terapeuta de família/ casal e psicanalista.

 Bse de leitura para o resumo: Terapia familiar: conceitos e métodos/ Michael P. Nichols,
 Richard C.Schwartz; tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese-7ed.-Porto Alegre:
 Artmed, 2007

2 comentários:

  1. Boa noite Lígia, tudo bem? Meu nome é Irany. Sou aluna do 3º ano de Teologia da Faculdade Metodista de São Paulo e estou começando a fazer meu TCC... meu tema é: "A CONTRIBUIÇÃO DO GENOGRAMA
    PARA O ACONSELHAMENTO PASTORAL:POSSÍVEIS APLICABILIDADES NO CONTEXTO FAMILIAR NA IGREJA LOCAL". Acredito que a construção de genogramas podem auxiliar pastores(as) a desenvolverem melhor suas atividades pastorais e para isso estou fazendo meu primeiro capítulo que fala sobre o conceito de genograma. Consegui alguns materiais, porém tenho algumas dúvidas que preciso esclarecer... não sou psicóloga mas quero em minha área dialogar com a psicologia afim de verificar as possíveis aplicabilidades do genograma no aconselhamento pastoral. Preciso de ajuda... vou deixar meu e-mail aqui... por favor se possível entre em contato comigo o mais rápido que puder... preciso entregar a primeira parte até o fim deste mês.
    e-mail: irany.ms_batista@hotmail.com
    Desde já me sinto grata pela sua ajuda.

    Irany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho ético do ponto de vista de que a Psicologia se isenta de posições religiosas.

      Excluir